Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Clipping e clipes do euclipo

- "Sim, eu sou nerd", diz o publicitário.

A galera vem abaixo, aplausos e apupos assovios.

Estaria eu no meio de uma sessão de NA ("nerds anônimos")? Hmmm, quase isso... tem mais letras e é menos pronunciável: EWCLiPo, soa algo ali pelo klingon* com sotaque ewoquês* - também conhecido como Encontro de Weblogs de Ciência Científicos** em Língua Portuguesa. E vai pelo segundo ano consecutivo.

*se você sabe do que estou falando, então deveria ter estado lá (se é que não esteve).

**Upideite (01/out/2009): correção nesta data.

Bem, não precisarei escrever muita coisa, já que o pessoal que foi lá fez e está a fazer um belo trabalho (que eu não faria melhor - e nem parecido):

VQEB
O primeiro dia do II Encontro de Blogs Científicos
O segundo dia do II Encontro de Blogs Científicos

Ciência e Ideias

O presente e o futuro da ciência em blogues
Mais sobre o EWCLiPo

SemCiênciaSemciência***
O II EWCLiPo acabou!
Cardoso no II EWCLiPo
Suzana Herculano no II EWCLiPo
Minha palestra no II EWCLiPo
@alesscar (Alessandra Carvalho) no II EWCLiPo
Lacy Barca no II EWCLiPo
Maria Guimarães no II EWCLiPo

***Upideite (02/out/2009): correção a esta data. Vide aqui.

A Educadora
Blogueiros cientistas no EWCLIPO
Escrita e sabinas na busca da criatividade e da inovação
Você sabe escrever?
A ciência de plantão na blogosfera
Ciencine: uma imersao na arte e na ciência
Blogueiros e Jornalistas: unidos na divulgação científica
Como ganhar dinheiro com seu blog?

Inclusão Digital
II Encontro de Weblog Científicos

Atlas
A terra dos meninos pelados
Depois do baile

Bala Mágica
Uma Balla (mágica) pelo mundo
As aventuras de Fernanda Balla (mágica) pelos quatro cantos do Rio de Janeiro

Karapanã
Ciência, jornalismo e paixões
Anticiência na web: dá para controlar isso?

Amiga Jane
EWCLiPo

Discutindo Ecologia
II EWCLiPo: um pequeno grande evento

Biossegurança em foco
II EWCLiPo – Cientistas Blogueiros ou Blogueiros Cientistas?

Ciência na Mídia
eu clipei!

Brontossauros em meu Jardim
Ideias que rolaram no EWCLiPo

Xis-Xis
Segundo encontro de blogs de ciência foi sucesso

Rastro de carbono
Ewclipo (hein?, eclipse?) 2009

Ciencine
Arraial do Cabo - II EWCLiPo

Ciência Hoje
Fala, blogueiro

A blogosfera científica por ela mesma from Ciência Hoje on Vimeo.


Confira ainda os tweets.

Polegaropositor
Auto-validação e a blogosfera científica

Ciência 2.0
Filosofia da Tecnologia - Ética e tecnologia: neutralidade (ou não) da tecnologia

(Obs: Novas inclusões deverão ser feitas à medida que novos textos forem publicados e eu tomar ciência deles.)

Bem, a mim só me restam então observações impertinentes e inúteis.

É uma sensação estranha - que já senti antes - estar em meio a tantas pessoas de tamanha capacidade intelectual. (Ok, a imagem batida é: me senti uma Penny. Mas sem ser gostosona.) Biólogo que versa sobre arte renascentista, químico que ataca de chef, publicitário que manja de física, físico que destrincha as redes sociais, educadora que inova na web, neurocientista que detona no Mario Galaxy... mais os jornalistas e agregados, todos na excelência de suas áreas e desenvoltura para além. Tirando esta besta que vos digita, uma plateia qualificadíssima. (Para diminuir a minha sensação de uma Penny de barba e esquálido - sim, não tente imaginar isso -, procurava eu, inutilmente, bolar alguma pergunta "inteligente". Pelo menos os palestrantes mantiveram a calma leonardiana, e não o desprezo sheldoniano para com o simples mortal - ao contrário, foram sempre solícitos e acessíveis.)

Mas irei revelar a verdade: não foi um encontro de blogueiros e afiliados sobre divulgação científica, foi uma reunião de polímatas para elaborar um plano de dominação do mundo (pobres Dudinka e Omski).

19 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

Amei o título do seu post. Confeso que tinha pensado no trocadilho e foi muito legal você fazer esse trabalho de ewclipagem (hehehe).
Gostei de conhecer você e guardo sua foto com a mão na frente do rosto. Quem manda ninguém perguntar se pode fotografar, né?
Minhas impressões estão lá, no Amiga Jane, para o seu clipping.
Bjs,
Lacy

none disse...

Oi, amiga da Jane : ) (afinal, quem é Jane?),

Obrigado pela visita e pelos comentários.

Atualizarei agora a postagem com referência ao seu texto.

Foi também muito legal conhecê-la. (Estou cá com umas idéias para a TV Brasil.)

Quanto à foto de minha mão, não era mesmo um câmara DIGITAL? : ) (Tá, no próximo euclipo teremos que ter um curso de "como resistir a trocadilhos infames".)

[]s,

Roberto Takata

Luiz Bento disse...

Olá Tanaka,

Fiz um post sobre o evento:
http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2009/09/ii_ewclipo_um_pequeno_grande_e.php

Achei também um post do ganhador do prêmio de blog de ciência mais novo:

http://biossegurancaemfoco.com/2009/09/29/ii-ewclipo-cientistas-blogueiros-ou-blogueiros-cientistas/

Abraços

none disse...

Salve, Luiz Bento,

Valeu mesmo pelas dicas. Já fiz a atualização.

(Correção menor: é Takata, não Tanaka.)

[]s,

Roberto Takata

Maria Guimarães disse...

oba, depois voltarei pra investigar suas indicações. assim que eu mesma conseguir ter um minuto pra terminar minhas anotações sobre o ewclipo.

digo uma coisa: não me considerava nerd que chegue para ir ao encontro dos NA, mas me surpreendi. as ideias que surgiram ali, as possibilidades, as discussões transcenderam muito a pura nerdice.

Fernanda Poletto disse...

Oi, Takata!

Mencionei esse post no meu blog (você deve ter visto). Parabéns pela sua iniciativa de organizar os posts, muito bacana mesmo!

Gostei muito de conhecer você e o resto do pessoal!

(só pra te imitar: []'s)

Fernanda

Anônimo disse...

Salve, Roberto!
Foi ótimo te rever e bem jóia encontrar todo o material sobre o evento reunido aqui. Eu fiz um post-clipping, mas de imagens, já que dos textos vc já tinha feito! Aqui: http://ciencianamidia.wordpress.com/2009/09/30/eu-clipei/
Abração,
Tati

Osame Kinouchi disse...

Ótimo trabalho, Takata.
Aqui vai uma entrevista em audio com o Cardoso, que fiz no final do II EWCLiPo:

http://comciencias.blogspot.com/2009/09/suzana-herculano-houzel-no-ii-ewclipo.html

Pelo nome seria a Suzana, mas é o Cardoso mesmo...

Osame Kinouchi disse...

Ops, mais uma, essa é imperdível! A palestra de Suzana Herculano Houzel completa, onde no início conversamos sobre as crianças dela e as minhas...

http://comciencias.blogspot.com/2009/09/suzana-herculano-no-ii-ewclipo.html

Osame Kinouchi disse...

Alesscar no II EWCLiPo:

http://comciencias.blogspot.com/2009/09/alesscar-alessandra-carvalho-no-ii.html

Osame Kinouchi disse...

Lacy Barca no II EWCLiPo:

http://comciencias.blogspot.com/2009/09/lacy-barca-no-ii-ewclipo.html

Osame Kinouchi disse...

Maria Guimarães no II EWCLiPo:

http://comciencias.blogspot.com/2009/10/maria-guimaraes-no-ii-ewclipo.html

Mauro Rebelo disse...

Roberto, excelente o seu relato. Obrigado! Um abraço, Mauro

Mauro Rebelo disse...

Puxa... N-I-N-G-U-É-M me entrevistou! Magoei :-(

Juliana Kinouchi disse...

"É uma sensação estranha - que já senti antes - estar em meio a tantas pessoas de tamanha capacidade intelectual. (Ok, a imagem batida é: me senti uma Penny. Mas sem ser gostosona.) "

Takata, você se subestima: é um dos blogueiros mais inteligente e com texto mais interessante que conheço.

Por outro lado vc também se superestima. Penny não, talvez Raj...

none disse...

Rebelo, Juliana Kino,

Muitíssimo obrigado pela visita e pelos elogios (não merecidos, mas aceitos de muito bom grado).

Rebelo, quanto à entrevista, foi mesmo um lapso imperdoável. Mas podemos corrigir isso.

Kinouchi, provavelmente eu esteja entre os 250 melhores cadastrados no ABC : )

[]s,

Roberto Takata

Osame Kinouchi disse...

Putz, por engano usei o computador da Juliana, mas o comentário era meu... risos

Juliana Kinouchi disse...

Takata, não fui eu quem escreveu o comentário, mais lendo seu blog acho sim que realmente você escreve muito bem.

none disse...

Kino, Ju,

Eitcha que confusão! rere...

Ju, obrigado pelo elogio. Como disse, não o mereço, mas os aceito mesmo assim.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails