Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

terça-feira, 24 de março de 2009

Como Ruth de Aquino veria algumas das principais descobertas científicas

Teoria quântica.
"O quê? Átomos que ocupam dois lugares diferentes ao mesmo tempo? Isso é inverossímil. Quem deu dinheiro para esse bando de loucos: Bohr, Schrödinger, Planck...?"

Teoria da relatividade restrita.
"O quê? A velocidade da luz não varia com o referencial? Isso é inverossímil. Veja que quando eu ando de carro, o passageiro ao meu lado está imóvel em relação a mim."

Aves são dinossauros.
"Ah! Sei. Então tenho um T-rex na minha gaiola."

Homens e macacos têm ancestral em comum.
"Que coisa mais preconceituosa! Daqui a pouco vão dar banana para as crianças africanas!"

A estrutura do ADN.
"Uma dupla de desocupados ficaram analisando um monte de manchas em uma chapa fotográfica e disperdiçaram o dinheiro do contribuinte com um brinquedo de montar."

O Universo está em expansão.
"Conte outra. Toda noite vejo as estrelas no mesmo lugar."

A matéria ordinária é feito do átomos.
"Isso é óbvio. Tinha que ser feito de alguma coisa. Que perda de tempo."

A matéria ordinária é feita em maior parte de espaço vazio.
"Isso é óbvio. Basta ver a cabeça dos cientistas. Que perda de tempo."

(Claro que é uma caricaturização do pensamento da jornalista Ruth de Aquino. Ela certamente não pensa assim, ao menos espero que não. Mas é apenas um exercício de aplicar os mesmos princípios que ela utilizou em sua (dela) "análise" a respeito de trabalhos científicos.)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails